Atividades
Um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto
Sobre nossa atuação, desenvolvemos distintas atividades com os mais diversos públicos. Por sermos um projeto originário da Universidade de São Paulo, Campus Leste, a maioria de nossos trabalhos são desenvolvidos com a comunidade que mora nos entornos e com o próprio público universitário. Para exemplificar, nós já desenvolvemos trabalhos com crianças de 3 a 6 anos frequentadoras de Escola Municipal de Educação Infantil da região, com crianças e jovens do Centro da Criança e do Adolescente (CCA) do Jardim Keralux e, no momento, estamos a desenvolver projetos em uma Escola Estadual da Zona Leste paulistana, dando maior enfoque para a formação de professores. Também realizamos atividades dentro do próprio campus e em outros espaços educacionais.
Nós participamos de eventos acadêmicos, elaboramos e aplicamos atividades lúdicas e reflexivas para diversos públicos, realizamos cursos e minicursos, apresentamos nossos trabalhos em congressos e simpósios, realizamos exibições de documentários, escrevemos artigos científicos, promovemos piqueniques veganos e estamos constantemente buscando novas formas e espaços para discutir a questão animal e socioambiental da melhor forma possível. Também estudamos e discutimos teorias e conceitos durante nossas reuniões semanais, permitindo que possamos ter uma base científica sólida para nossas formulações e implementações. E tudo é feito sempre com muita comida vegana! :D
Abaixo, veja algumas de nossas atividades passadas:
Em 2018, desenvolvemos, com crianças de 4 a 6 anos, uma série de atividades que usaram a figura da onça-pintada para discutir temas como: a expansão das fronteiras agrícolas sobre os biomas brasileiros, desmatamento, caça, uso de peles animais e as problemáticas dos zoológicos, interconectando os tópicos.
As atividades foram parte do projeto de Iniciação Científica, financiado pela FAPESP, da integrante Mariah Peixoto, graduanda em Gestão de Políticas Públicas.
Em 2019, oferecemos um workshop no evento “Semana da Ciência” da São Paulo - Campus Leste. Com um público universitário, debatemos sobre o uso de animais em práticas científicas, apresentando algumas metodologias alternativas e levantando questionamentos éticos.
Também realizamos atividades com jogos teatrais inspirados no Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Os participantes precisavam resolver conflitos propostos e tentar compreender as problemáticas pelo ponto de vista de outras espécies animais.
Em 2018, trabalhamos com crianças de 4 a 6 anos discutindo os impactos ambientais e sociais da indústria da moda e as alternativas em prol de um consumo consciente. Uma das ações desenvolvidas visou ensinar sobre o processo de customização, permitindo que essas se expressassem criativamente e "repaginassem" roupas antigas. Foi uma proposta de reaproveitamento e também de expressão!
A atividade é parte do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de uma de nossas integrantes, Lorena Moreno, graduada em Têxtil e Moda.
Em 2017, desenvolvemos uma horta vertical com os adolescentes da comunidade localizada no entorno, estimulando-os a plantar e refletir acerca do conceito de sustentabilidade. A horta ficou instalada no Centro da Criança e do Adolescente da região e foi feita com garrafas pets e mudas de hortaliças. Essa foi parte do TCC da integrante Waleska do Valle, graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza. Os resultados foram, inclusive, publicados em um periódico acadêmico canadense!
Em 2021, estamos com planos para retomar o projeto da horta, porém em maior escala!